English Version
Diminuir fonte Fonte normal Aumentar fonte Adicionar a favoritos Imprimir Enviar para amigo

Relatórios anuais


Nesta área, você poderá visualizar e imprimir todos os relatórios anuais do Promundo.

Relatório Anual 2013

Em 2013, o Promundo colaborou com o Banco Mundial na análise aprofundada dos resultados do estudo IMAGES (International Men and Gender Equality Survey, em inglês), que já foi realizado em mais de 10 países, junto com o International Center for Research on Women e outros parceiros.

Com base no entendimento sobre o que contribui para a violência e, não menos importante, sobre o que contribui para o cuidado e para a não violência, o Promundo está a trabalhar junto com os seus parceiros na adaptação e ampliação de programas e abordagens eficazes, visando enfrentar os vetores estruturais da violência. Em Ruanda, trabalhamos com o Ministério da Saúde para chegar até aos homens através das visitas pre-natais e promover o seu envolvimento positivo nas vidas das crianças e na sua própria saúde. Na República Democrática do Congo, temos colaborado com organizações comunitárias para recuperar famílias face aos traumas resultantes do conflito, incluindo aqueles associados à violência sexual. No Brasil, o Promundo tem atuado com o programa Bolsa Família – que realiza transferências de renda, sobretudo a mulheres, beneficiando mais de 14 milhões de lares – para promover o apoio dos homens ao empoderamento econômico das mulheres e ao desenvolvimento das crianças.

No plano internacional, temos realizado ações de incidência política junto com parceiros em torno dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio pós 2015, tendo em vista promover como meta global para os homens a realização de metade do trabalho de cuidado não remunerado do mundo. Estamos ainda a trabalhar para adaptar e levar à escala abordagens que sabemos que funcionam no envolvimento de homens e meninos na redução da violência contra as mulheres.

Somos motivados pelas nossas convicções, baseadas em pesquisas que confirmam os benefícios para mulheres, homens e crianças da adoção por parte dos homens de novas versões do que é ser homem.

> Português
> Inglês 


Relatório Anual 2012

O ano de 2012 no Promundo foi marcado pela expansão da nossa atuação em novos contextos e nossa especialização em metodologias e pesquisas com as quais trabalhamos ao longo da história do instituto.

Com o trabalho realizado durante este ano, já é possível ver a campanha global MenCare criar raízes na área vulnerável de plantações de chá no centro do Sri Lanka. Sem falar dos outros sete países onde a campanha foi implementada apenas um ano após o lançamento em 2011.

Nossos esforços iniciais de transformação de masculinidades pela equidade de gênero na Região dos Grandes Lagos na África, começam a gerar bons resultados.

No Brasil, nossa crescente especialização no uso dos esportes para alcançar homens com mensagens sobre equidade de gênero, está sendo procurada por embaixadas, empresas e pela ONU nos preparativos para a Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.

Nosso estudo multipaíses, IMAGES (The International Men and Gender Equality Survey) está cada vez mais sendo reconhecido como o modelo de estudo sobre masculinidades e equidade de gênero.

Em 2012, Promundo deu continuidade ao seu trabalho com comprometimento à nossa causa coletiva de justiça social e de gênero.

> Português
> Inglês 


Relatório Anual 2011

Em 2011, o Promundo trabalhou para consolidar sua missão na promoção da equidade de gênero e prevenção da violência contra mulheres e crianças. Por seu trabalho, foi reconhecida como uma das organizações com maior impacto no campo de violência contra mulheres, ocupando o sétimo lugar em um ranking de 14 organizações destacadas mundialmente.

A campanha global MenCare, coordenada por Promundo e Sonke Gender Justice, foi lançada em Washigton/DC e na África do Sul visando ao engajamento dos homens no cuidado e na paternidade. As metodologias dos Programas H e M foram disseminadas em escala no Brasil e em outros países. Uma nova frente de atuação na África, visando ao empoderamento econômico de mulheres merece destaque.

No Brasil, um portal sobre equidade de gênero e um ambiente virtual de aprendizado foram lançados visando à capacitação de profissionais de educação. Internacionalmente, o Promundo desenvolveu  assessoria técnica a organizações que trabalham para o envolvimento de homens na equidade de gênero.A área de pesquisa realizou análises, sistematizou e avaliou o impacto de projetos relacionados à temática: gênero, masculinidades, homofobia, violência contra mulher e exploração sexual de crianças e adolescentes.

> Português
> Inglês


Relatório Anual 2010

Em 2010, o Promundo deu continuidade às ações iniciadas anteriormente para a promoção da equidade de gênero através de oficinas e capacitações de profissionais de educação e saúde, de campanhas e ações comunitárias, da atuação em redes e do desenvolvimento de pesquisas e publicação de dados sobre o tema.

As oficinas sobre gênero e sexualidade com professores da rede pública influenciaram planos políticos pedagógicos e inspiraram a produção de estratégias para o trabalho em salas de aula.

A saúde do homem no ambiente de trabalho foi o foco de uma colaboração entre o Promundo e as demais organizações que fazem parte da Aliança H (ECOS  e Instituto Papai ) com o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

Outro tema central da organização, a valorização da Paternidade e a promoção de uma paternidade inclusiva e participativa, foi trabalhado pelo projeto “Homens e Paternidade” realizado na comunidade Santa Marta, no Rio de Janeiro.

Tendo em vista a mobilização do sexo masculino para a implementação de uma campanha comunitária para a prevenção da violência contra as mulheres, foi usada como estratégia um campeonato de futebol, realizado na comunidade de Santa Marta, o “Campeonato Laço Branco”.

A área de Pesquisa e Avaliação da instituição realizou diversas pesquisas sobre saúde sexual, saúde reprodutiva e violência de gênero no Brasil e no mundo. Em 2010, foi realizada ainda uma pesquisa sobre exploração sexual comercial de meninos.

Por meio da atuação em redes, o Promundo buscou chamar a atenção da sociedade, de governos e entidades privadas sobre a importância de sua missão e, dessa forma, influenciar a criação e melhoramento de políticas públicas voltadas para a equidade de gênero e seus temas transversais.

> Português


Relatório Anual 2009

O ano de 2009 se destacou por dois eventos marcantes que celebram o compromisso do Promundo com as causas voltadas para a eliminação das desigualdades entre homens e mulheres, entre adultos e crianças.

Entre março e abril, organizamos em colaboração com diversas organizações, o I Simpósio Global Engajando Homens e Meninos pela Igualdade de Gênero. No final do ano, organizamos, em tam colaboração com a Rede Não Bata Eduque, o Simpósio Nacional dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente.

Em 2009, também celebramos novas parcerias e demos continuidade às ações locais, nacionais e internacionais, reforçando a idéia da importância do envolvimento de indivíduos, comunidades e organizações nos esforços para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

> Português
> Inglês



Relatório Anual 2007 – 2008

Em 2007 o Promundo completou dez anos de existência como uma organização não-governamental (ONG) brasileira, que trabalha local, nacional e internacionalmente na promoção da equidade de gêneros e redução da violência contra crianças, mulheres e jovens. Nos últimos anos, nosso foco de trabalho tem se intensificado em torno de homens, crianças do sexo masculino (às quais, em nosso trabalho, referimo-nos como “meninos”) e masculinidades, examinando os numerosos e complexos meios pelos quais formas rígidas de masculinidades interagem com a pobreza, violência, exclusão social, sexualidade, realidades femininas, paternidade e maternidade e educação infantil.

> Português
> Inglês


Relatório Anual 2006

A reunião de esforços com outros atores sociais é uma das características da atuação do Promundo. Em 2006, alianças com organizações no Brasil e no mundo foram fortalecidas. As atividades desenvolvidas pela instituição se estenderam por países das Américas, da Ásia e da África. O intercâmbio de conhecimento e a adaptação a outros contextos culturais foram alguns dos princípios que orientaram essas parcerias.

Por ser uma organização comprometida com a transformação social, o Promundo acredita na riqueza da troca de experiências. Nenhuma das conquistas listadas nesse relatório seria alcançada sem o trabalho em conjunto de diversos atores sociais.

> Português
> Inglês

 


Relatório Anual 2005

Em 2005, a equipe do Promundo viajou pelo Brasil, pela América do Sul, para o sul e sudeste da Ásia, para a América Central e para vários locais da África Subsaariana, com o objetivo de trabalhar com organizações parceiras na adaptação e implementação das metodologias desenvolvidas pela instituição.

Dentre as atividades realizadas, o Promundo, em colaboração com outras organizações, criou a Aliança MenEngage (com o objetivo de engajar os homens, jovens e adultos, na promoção da igualdade de gênero); Iniciou a formação da Rede Nacional Primeira Infância para promover os direitos da criança de 0 a 6 anos, incluindo o direito à participação; Integrou o Comitê Gestor da Rede Intercâmbios, uma articulação latino-americana para reduzir a violência contra as mulheres; Criou o Projeto JPEG – Jovens pela Eqüidade de Gênero, uma nova parceria para promover eqüidade de gênero por meio do engajamento de homens e mulheres jovens em três comunidades do Rio de Janeiro; e desenvolveu o Projeto “Crianças, sujeitos de direitos” (o programa promove o engajamento de pais e responsáveis de várias partes do Rio de Janeiro na criação de seus filhos sem o uso de castigo físico e humilhante).

> Português
> Inglês


Relatório Anual 2004

Em 2004, a missão do Promundo foi reformulada. O desenvolvimento de tecnologias sociais foi legitimado como norte das ações programáticas da instituição.

Dentre as atividades desenvolvidas, o Promundo liderou a formação da Aliança H, uma aliança global de organizações que buscam promover a eqüidade de gênero entre os jovens. Desenvolveu dois novos projetos complementares ao Programa H: o Projeto D, voltado para a redução da homofobia em meio ao público jovem, e o Projeto M, que busca incentivar o empoderamento feminino de mulheres jovens em comunidades de baixa renda.

No mesmo ano, devido às experiências positivas do Programa H em várias regiões do mundo, a instituição foi selecionada pelo Programa Nacional de DST e AIDS para participar do Centro Internacional de Cooperação Técnica.

Conheça mais sobre os projetos desenvolvidos pelo Promundo.

> Português
> Inglês


Relatório Anual 2003

Em 2003, o Promundo passou por uma reestruturação. O crescimento acelerado da instituição em termos de projetos, pessoas e orçamento aumentou em muito o volume de trabalho e a complexidade da gestão administrativa. Um suporte reforçado passou a ser dado aos coordenadores das áreas técnicas (Juventude, Gênero e Saúde e Famílias e Comunidades).

Para mais detalhes sobre a gestão administrativa do Promundo, acesse o Relatório Anual 2003

> Português

Doao
loja_virtual

Abaixo, confira alguns dos produtos comercializados pelo Promundo:




Pague com:

  • Logos
  • Logos
  • Logos

Preencha os campos abaixo para enviar esta página

:
:
:
: