English Version
Diminuir fonte Fonte normal Aumentar fonte Adicionar a favoritos Imprimir Enviar para amigo

Relatórios


Acesso da População LGBT Moradora de Favelas aos Serviços de Saúde (2013)

Autores: Danielle Bittencourt, Vanessa Fonseca e Márcio Segundo

Este relatório traz os dados levantados durante e recomendações da pesquisa “Acesso da população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) moradora de Favelas aos serviços de saúde”, conduzida no Complexo da Maré, com o objetivo de contribuir para reflexões sobre o atendimento e acolhimento da população LGBT nas unidades de saúde e também para a formação em serviço do/a profissional de saúde.

Baixe a versão resumida em Português

Download Baixar em Português

Comprendiendo el Ejercicio de Violencia de los Hombres hacia las Mujeres: Algunos Resultados de la Encuesta Images Brasil, Chile y México (2013)

Autores: Gary Barker, Francisco Aguayo e Pablo Correa

Este trabalho irá abordar especificamente a questão da violência contra a mulher (VCM), utilizando dados a partir dos dados da pesquisa IMAGES. Apresentamos os principais resultados do estudo sobre o exercício e a vitimização de violência física e violência sexual contra a parceira (namorada, noiva ou esposa) alguma vez na vida, nos três países participantes da América Latina: Brasil, Chile e México. Embora alguns destes dados tenha sido apresentados em publicações anteriores, que incluem uma análise completa dos dados da pesquisa IMAGES, esta publicação  fornece acesso a dados específicos sobre a violência contra as mulheres em cinco países da região latino-americana e complementa o relatório “Masculinidades y Políticas de Equidad de Género: Reflexiones a partir de la Encuesta IMAGES y una revisión de políticas en Brasil, Chile y México”.

Download Baixar em Español

Homens, Mulheres e a Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes em Quatro Cidades do Brasil: Resultados de um Estudo Qualitativo e Quantitativo (2013)

AUTORES:  Márcio Segundo, Marcos Nascimento, Danielle Araújo, Tatiana Moura

O fenômeno da Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes (ESCCA) envolve fatores culturais, sociais, econômicos, políticos e legais. Aspectos relacionados com subjetividade, cultura, valores, normas e representações sociais ligam a ESCCA a outros aspectos da vida social mais ampla. O reconhecimento da influência de determinantes sociais ligados ao campo da cultura e dos valores, embora ainda com pouco efeito em políticas intersetoriais, torna-se um passo importante
na mobilização social para o enfrentamento da ESCCA.

Com intuito de contribuir para esse debate, o Promundo, com o apoio da Oak Foundation, realizou um estudo para mapear e compreender as percepções de homens e mulheres sobre a ESCCA em quatro cidades do Brasil, procurando entender em que medida as atitudes de homens e mulheres contribuem para sua perpetuação.

Download Baixar em Português

Download Baixar em Inglês

Primeira Infância – Prioridades para o município do Rio de Janeiro: Contribuições para elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância (2013)

Autores: Casa da Árvore; Centro de Criação de Imagem Popular – CECIP; Centro de Estudos Integrados, Infância, Adolescência e Saúde – CEIIAS; Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância – CIESPI, em convênio com a PUC-Rio; Estratégia Brasileirinhos e Brasileirinhas Saudáveis – EBBS; Fundação Xuxa Meneghel; Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF; Instituto Promundo.

Este documento, que reúne prioridades de ações dirigidas a crianças de 0 a 6 anos, no município do Rio de Janeiro, foi elaborado por organizações cariocas que compõem a Rede Nacional Primeira Infância (RNPI). A partir da aprovação do Plano Nacional pela primeira Infância pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), em dezembro de 2012, a RNPI vem estimulando municípios e estados que elaborem os seus Planos.

Esta proposta partiu de pesquisas e indicadores existentes e de prioridades já pautadas por instâncias governamentais e da sociedade civil, em espaços de discussão e deliberação como Conselhos e Fóruns e seguindo as diretrizes gerais do Plano Nacional pela Primeira Infância. Elegeu-se uma sequência de eixos que correspondem aos direitos da criança firmados pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Em cada eixo, há uma breve seção sobre o panorama atual, antecedendo as prioridades que foram selecionadas. Partindo de uma longa lista, o desafio foi eleger algumas das prioridades, considerando seu potencial de implantação e de monitoramento nos próximos quatro anos.

Download Baixar em Português

‘I can do women’s work’: reflections on engaging men as allies in women’s economic empowerment in Rwanda (2013)

Autores: Henny Slegh, Gary Barker, Augustin Kimonyo, Prudence Ndolimana e Matt Bannerman

Os benefícios do empoderamento econômico das mulheres são bem conhecidos e documentados na literatura sobre desenvolvimento. Poucos estudos e intervenções, no entanto, têm explorado como os homens reagem ou podem ser engajados para reforçar essas intervenções. Este artigo apresenta uma avaliação de um projeto-piloto em Ruanda, em colaboração com o CARE Rwanda’s Village  Savings and Loan (VSL), programa deliberadamente engajou homens como parceiros das mulheres beneficiárias do programa de micro-crédito.

Download Baixar em Inglês

Gender Relations, Sexual Violence and the Effects of Conflict on Women and Men in North Kivu,Eastern Democratic Republic of Congo:Preliminary Results from the International Men and Gender Equality Survey – IMAGES (2012)

Autores: Sonke Gender Justice Network e Promundo

Este relatório apresenta os resultados iniciais da IMAGES realizada por Sonke Gender Justice Network, Promundo-EUA e Institute for Mental Health of Goma, em Goma, no norte de Kivu, República Democrática do Congo.

Download Baixar em Inglês

Men and Gender Relations in Bosnia and Herzegovina – Results of IMAGES Research (2012)

Autores: Srdjan Dusanic em parceria com Promundo

Este relatório traz resultados da IMAGES realizada na Bósnia e na Herzegovina, apresentando atitudes e comportamentos de homens jovens e adultos, como parte do projeto implementado pela “Perpetuum mobile – Center for Youth and Community Development” e pela “CARE International North-West Balkan” e apoiado pelo Promundo.

Download Baixar em Inglês

Hidden Violence: Preventing and responding to sexual exploitation and sexual abuse of adolescent boys – Case Studies and Directions for Action (2012)

Autores: Piotr Pawlak and Gary Barker

Este documento é o resumo dos resultados do relatório, Hidden Violence: Preventing and responding to sexual exploitation and sexual abuse of adolescent boys - Case Studies and Directions for Action (Violência Oculta: Prevenindo e reagindo à exploração e ao abuso sexual de meninos adolescentes – Estudos de Caso e Direcionamento para Ações), preparado em 2012 pelo Promundo para a Fundação OAK. O documento é introduzido com algumas referências sobre o assunto e, em seguida, apresenta experiências de projetos internacionais bem como um vídeo produzido na Nicarágua. A conclusão inclui questões emergentes e recomendações finais.

Download Baixar em Inglês

Fatherhood: Parenting Programmes and Policy – A Critical Review of Best Practice (2012)

Autores: Fiona McAllister e Adrienne Burgess of the Fatherhood Institute em parceria com Jane Kato and Gary Barker

O objetivo desta publicação é analisar políticas e programas que promovem ou facilitam o envolvimento de pais ou de figuras paternas do período de pré-natal até os primeiros oito anos da vida de seus filhos; e estabelecer evidências do potencial de impacto desses programas em violência familiar, abuso de criança ou saúde infantil ou resultados de aprendizagem. Vinte estudos de caso, principalmente do hemisfério norte, com alguns do hemisfério sul, são apresentados, além de um catálogo de projetos e discussões adicionais sobre temas importantes. Apesar de haver inúmeros desafios para desenvolver este relatório, surgiram conclusões importantes. A publicação é concluída com recomendações para o desenvolvimento de futuras pesquisas, políticas, programas e avaliação. O relatório também é direcionado para as formas com as quais as melhores práticas em áreas programáticas no hemisfério sul, que abordaram com sucesso homens e pais (por exemplo, prevenção de HIV, empoderamento econômico de mulheres e saúde materna e infantil), podem ser transformadas em intervenções mais diretamente relacionadas à paternidade.

Baixe o Resumo Executivo em Inglês

Download Baixar em Inglês

Homens que Cuidam: Um Estudo Qualitativo Multipaís sobre Homens em Papéis Não Tradicionais de Cuidado (2012)

Autores: Coordenado por Promundo e International Center for Research on Women

O estudo apresenta os resultados de entrevistas sobre as histórias de vida de mais de 80 homens em cinco países – todos  realizando tarefas de cuidados em casa ou como uma profissão. Estas entrevistas forneceram informações importantes sobre os desafios dos homens que realizam tarefas de cuidado de forma mais equitativa, bem como sobre a como encorajar mais homens a assumir papéis iguais no cuidado. Os resultados também foram fundamentais para a criação da campanha MenCare, uma campanha global para envolver os homens como cuidadores e pais, coordenada pelo Promundo e Sonke Gender Justice.

Download Baixar em Português

Download Baixar em Inglês

Doao
loja_virtual

Abaixo, confira alguns dos produtos comercializados pelo Promundo:




Pague com:

  • Logos
  • Logos
  • Logos

Preencha os campos abaixo para enviar esta página

:
:
:
: