Texto por Luciano Ramos
Desde o início do segundo semestre de 2022 o Promundo tornou-se o parceiro implementador do UNICEF no Projeto Primeira Infância Antirracista, o PIA. Entendendo o racismo como uma forma de violência a que crianças negras e indígenas são submetidas desde o início da vida.
Assim, o PIA tem como objetivo sensibilizar profissionais dos setoriais de Saúde, Educação e Assistência Social para implementação de atendimentos e cuidados baseados no antirracismo e potencializar as famílias no empoderamento de crianças negras.
O PIA conta com uma série de cadernos físicos e em PDF que apoiam gestores, equipes técnicas e educadores com estratégias práticas de ações antirracistas; com websérie com influencers e especialistas em infâncias negras e indígenas; cards para as redes sociais, cartilha de bolso e com oficinas temáticas para profissionais em 08 capitais da Agenda Cidade UNICEF.
Sobre as oficinas temáticas
As oficinas contaram com uma metodologia dividida em duas etapas: na parte matutina palestras conceituais sobre Racismo (em suas diferentes vertentes), Vieses inconscientes, Branquitude e Impactos do racismo na primeira infância foram a base para entendimento dosparticipantes; a tarde, um grupo pequeno de profissionais participaram de oficinas onde puderam aprofundar o entendimento sobre as temáticas, além de realizar um levantamento sobre Primeiras Infâncias indígenas e negras a partir do território em que atuam, apresentando,ao final, um plano de ação com as atividades antirracistas que estão sendo desenvolvidas no contexto de atuação dos participantes da oficina.
Essa atividade ajuda o UNICEF a compreender como o PIA poderá incentivar tais práticas. Muitos profissionais relataram o quão poderosa é a metodologia do PIA, tanto referente aos cadernos de setoriais quanto à oficina que contribui para o entendimento de temáticas poucodebatidas nos seus cotidianos laborais e tão sensíveis. Aqui pode colocar o link das matérias dos telejornais.
Clique na imagem para ver a matéria do Jornal Hoje na íntegra
E agora?
O PIA passa a ser visto como uma das mais potentes metodologias no Brasil para apoiar profissionais de políticas públicas, em distintas áreas de atuação, a partir de práticas antirracistas. O conjunto de estratégias existentes no projeto contribui, diretamente, para que profissionais atuem intencionalmente para que infâncias de crianças negras e indígenas possamse desenvolver livres de racismo, assim como crianças brancas e suas famílias ajam por com base no antirracismo. O Promundo assume, por meio dessa estratégia um compromisso ainda mais fortalecido de atuar nas pautas do antirracismo, por meio de seus projetos e práticas cotidianas.
Komentáře