top of page
Logo Promundo Horizontal
Buscar

Promundo em parceria com USAID lança curso de capacitação online voltado para profissionais de saúde em prevenção de violência de gênero

  • Foto do escritor: Pormundo
    Pormundo
  • 2 de mar. de 2014
  • 3 min de leitura



Em outubro de 2014, o Promundo recebeu o financiamento de US $ 100.000 da USAID Development Innovation Ventures (DIV) para a criação de um projeto piloto de uma plataforma de capacitação a distância para profissionais de saúde do setor público no Brasil.


DIV apoia soluções inovadoras com alto índice de alcance e baixo custo que visam enfrentar diversos tipos de inequidades no mundo. Nos próximos 18 meses o financiamento da DIV irá apoiar o Promundo e seus parceiros na criação de um curso on-line destinado a capacitar 500 agentes e profissionais de saúde nas atividades do Programa P (de paternidade) voltado para o envolvimento de homens desde o pré-natal ao pós-parto. Se for bem sucedido, Promundo em parceria com a Área Técnica de Saúde do Homem do Ministério da Saúde e outros parceiros esperam ampliar o projeto nos anos seguintes.


O curso de capacitação de profissionais da saúde tem o objetivo de prevenir a violência contra mulheres e promover a saúde materno-infantil focado no envolvimento do parceiro masculino no pré-natal, no nascimento e no cuidado dos filhos. Os profissionais de saúde do setor público serão os principais beneficiários, enquanto os casais que acessam os serviços de saúde durante o pré e pós-natal serão considerados os beneficiários secundários.


O modelo surge a partir de resultados de pesquisas que sugerem que o envolvimento de homens durante as visitas de pré-natal é uma estratégia eficaz para a promoção da saúde materno-infantil e para a prevenção da violência contra mulheres. Em todo o mundo, as mulheres que sofrem de violência por parceiro íntimo (IPV) estão em maior risco de contrair o HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis, têm menores taxas de uso de anticoncepcionais e estão em maior risco de realizar abortos inseguros. Além disso, tanto em termos de saúde materna e violência de gênero, poucas são as iniciativas em grande escala que buscam envolver os homens como parceiros, apesar das comprovadas evidências sobre a eficácia dessa estratégia.


O projeto foi planejado para ser um modelo de baixo custo que pode ser adaptado em diversos contextos em nível nacional e internacional, como países de baixa e média renda.


Metas do projeto em longo prazo:

• Aumentar as competências dos homens e a participação em relação ao seu papel enquanto pai;

• Aumentar o conhecimento dos homens a respeito dos cuidados na gravidez e incentivar ações concretas que podem reduzir o risco materno-infantil;• Promover a saúde dos homens;

• Promover o desenvolvimento físico e psicológico positivo das crianças;

• Promover a igualdade de gênero entre os pais no que diz respeito à distribuição das tarefas domésticas;

• Promover a parentalidade positiva;

• Prevenir a violência contra a mãe e a criança (através da resolução de conflitos e gestão de raiva);

• Aumentar o desejo dos pais para promover um ambiente de igualdade de gênero para os seus filhos.


Promundo irá trabalhar em estreita colaboração com a Área Técnica de Saúde do Homem do Ministério da Saúde do Brasil. A assistência técnica será fornecida pelo Instituto Noos (Rio de Janeiro) e Instituto Papai (Recife), enquanto a colaboração estratégica será em conjunto com Promundo-US (Washington DC), Rutgers WPF (Holanda), e Cultura y Salud (Santiago, Chile).


Sobre USAID Development Innovation Ventures


É uma plataforma de investimento que busca, testa e dimensiona novas soluções para os desafios de desenvolvimento em todo o mundo. Através de um concurso aberto a ideias inovadoras, DIV acessa ideias que demonstram ter boa relação custo-eficácia, que reúnem provas rigorosas dos impactos da sua intervenção e que têm o potencial de ser adotado em escala através do setor público ou privado sem o suporte a longo prazo da DIV. Para mais informações sobre DIV, visite http://www.usaid.gov/div.

 
 
 

Commentaires


bottom of page