O evento ainda contou com formação em educação antirracista para novos servidores da educação
Uma agenda marcante para o trabalho do Promundo foi realizada no último dia 5 de julho. O lançamento do Caderno “Inovação educacional e inclusão social: superando barreiras para garantir a permanência nas escolas do Amapá”, em um evento especial, no Sebrae – AP, voltado também para receber os servidores da educação recém empossados pelo governo.
Quase 600 pessoas participaram da ocasião e tiveram a oportunidade de receber uma aula magna com o tema: “A educação antirracista: o fazer político pedagógico dos novos servidores da educação no território da Amazônia amapaense”.
Um projeto que já vinha sendo desenvolvido desde 2023 teve o momento de apresentar os frutos de uma parceria pela educação de jovens entre o instituto, a Secretaria Estadual de Educação do Amapá e a organização Porticus. O Caderno foi produzido de forma colaborativa a partir da escuta de profissionais da área da educação em oficinas de cocriação. O conteúdo será disponibilizado nas escolas públicas e a metodologia poderá ser executada pelos educadores na rotina em sala de aula.
Sobre o projeto
Refletir sobre o que causa a evasão escolar e analisar os dados sobre o fenômeno no Amapá foi uma demanda compartilhada pela Secretaria de Educação do Estado e os educadores do Estado. A partir daí, o Promundo entrou nesse espaço para somar e iniciou o desenvolvimento de uma metodologia de enfrentamento do problema propondo um processo coletivo e colaborativo.
Desde março de 2023, o Promundo iniciou os diálogos com a Secretaria de Educação do Amapá para estruturar uma oficina colaborativa e dialógica, buscando escutar os educadores, contextualizar as principais questões apresentadas e pensar junto as melhores soluções e melhorias para a experiência educacional dos jovens no território amapaense.
A oficina aconteceu entre os dias 15 e 16 de agosto de 2023 e teve como objetivo principal apoiar a construção de materiais informativos sobre evasão e permanência nas escolas. Várias temáticas foram adicionadas nas discussões e que permeavam a questão em foco, como por exemplo, temas como equidade de gênero, equidade racial, antirracismo, violência contra crianças e adolescentes, trazendo dados sobre o cenário de violação de direitos das crianças e adolescentes no Brasil, identificando diferentes aspectos envolvidos no fenômeno de evasão escolar e analisando as possibilidades de enfrentamento das violências.
Os dois dias de oficina foram uma imersão com os profissionais que trabalham na formação de professores e professoras. A socialização de reflexões deu origem ao caderno pedagógico. A iniciativa quer chamar a atenção de profissionais de educação para o contexto atual vivido por adolescentes e jovens brasileiros, especialmente os residentes do Estado do Amapá, problematizando as principais causas do abandono escolar e de que forma os profissionais da rede pública de ensino podem contribuir para seu enfrentamento e prevenção.
Resultados aprovados
O diretor adjunto do Promundo, Luciano Ramos, que fez parte de todo o processo de composição do Caderno, expressou satisfação com o resultado. “ Foi uma agenda muito intensa, um momento forte de celebrar o projeto realizado”.
Ele ainda destacou a importância de olhar para a educação e para o seu exercício de uma forma mais contextualizada e aproximada da realidade dos estudantes.
“Precisamos pensar em uma educação que olhe para os alunos e compreenda todas as complexidades que eles trazem. Uma vez que o educador passa por essa formação, ele entende que não é só o conteúdo de sua disciplina que precisa ser trabalhado, mas também uma educação humanizante”, ressaltou.
Para Jair Nascimento Borges, Gerente do Núcleo de Capacitação para Gestão Escolar da Secretaria de Educação do Amapá, o momento foi oportuno e proveitoso. “O lançamento do caderno de formação coroou uma bela, proveitosa e frutífera parceria da Secretaria de Estado da Educação com o Instituto Promundo. Este caderno passa agora a se constituir em uma importante ferramenta para combatermos a evasão escolar. Esperamos continuar juntos nos próximos desafios advindos do lançamento. Temos formações a realizar e esperamos poder continuar contando com o Promundo neste processo”
A secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro, frisou a importância da formação de professores na qualidade do ensino público. “Enquanto profissionais da educação, nós devemos sempre estar nos atualizando com novos conhecimentos, para acompanhar os nossos alunos. Por isso, momentos como esse são tão importantes”.
O Caderno “Inovação educacional e inclusão social: superando barreiras para garantir a permanência nas escolas do Amapá” já está disponível no site do Promundo, para acesso de todos os interessados no conteúdo. Acesse o link:
*com informações do portal do governo do Amapá
Comments